Morando numa República em Ouro Preto

Morar fora de casa já é uma aventura, ainda mais se for morar em República. Em São Paulo, (e na maioria dos lugares que eu conheço), República funciona como um apartamento que você divide com algumas pessoas, mas aqui em Ouro Preto República é algo completamente diferente, aqui República é mais do que a sua casa, quase uma segunda família.

Ouro Preto é uma cidade movida por turismo, e pela UFOP. A UFOP como várias outras universidades é dividida em escolas, e a mais antiga dela é a Escola de Minas, onde eu estudo. Ela foi fundada em 1876, e é uma das escolas de engenharia mais antigas do Brasil, junto com a Escola Politécnica da UFRJ.

Aqui são mais de 300 repúblicas, tanto particulares como federais. Algumas, normalmente as federais, tem mais de 90 anos, e assim que você chega na sala da República, tem um quadrinho de cada morador que  passou pela casa. Os Ex-alunos costumam voltar em festas ou ocasiões especiais, continuam tendo vínculo com a casa. Mas quando o Ex-Aluno chega na república, seu  quadrinho precisa ser virado, pra representar que ele está na casa.

Mas não é só chegar que você já é morador. Você passa por um processo chamado Batalha. Nele, os moradores da casa avaliam se você tem um bom relacionamento, responsabilidade, boa vontade pra manter  a casa e a harmonia com os moradores. Afinal, quase todo mundo acabou de sair da casa dos pais, onde  tudo era mais fácil né?

Na República que eu moro,  faz parte da minha batalha fazer alguns reparos na casa, como arrumar os armários, lavar a maquina de roupas ou trocar o varal. Também ando na rua com uma plaquinha indicando em qual república eu moro e pra virar moradora da casa um dos meus desafios é o de arrumar 200 assinaturas na minha plaquinha. É difícil, mas o bacana é que assim a gente conhece mais gente, ainda mais  eu que cheguei aqui sem conhecer ninguém. Também faz parte das regras da república ir nos Sociais. Eles geralmente são pequenas festas onde uma república interage com a outra, pra se conhecer. E as repúblicas tem até Hino. Mas ninguém  é obrigado a beber, bebe quem quer, pelo menos nas repúblicas particulares a maioria é assim.


No período de Batalha a gente ganha um apelido. Eu ainda não recebi o meu. Mas é por esse apelido que você vai responder em Ouro Preto, e todo mundo vai te conhecer por ele e quem te "batiza" são os moradores da república, geralmente quando você dá algum vexame.

O dia que você se torna morador da república, é chamado o dia da escolha, e você não fica sabendo até a escolha se vai se tornar morador ou não.  Esse dia é quando realmente ocorre o "trote" e te pintam de tinta como nas faculdades mais comuns. Ainda não fui em nenhuma escolha pra saber como é, então não vou dar detalhes agora, e sim na minha escolha, quando ela acontecer!

O tempo de Batalha varia de República pra República, mas a maioria  fica em no mínimo um semestre, que é o tempo de adaptação mesmo. Depois da escolha, você se torna Semi-Bixo, e seu dever é o de orientar o Bixo que acabou de chegar nas tarefas.

Faz pouco tempo que eu tô aqui, mas acho realmente legal poder participar de tanta tradição. As repúblicas aqui são realmente sérias, e existe até associação pra manter tudo na lei. É muito bacana imaginar o seu quadrinho naquela parede com tantos e tantos outros que já passaram ali. É viver história, nos melhores anos da sua vida, a faculdade.

Se você quer saber um pouco mais, dá uma olhada nesse vídeo aqui que explica direitinho toda a tradição.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aí um comentário aí ou entra em contato comigo que eu vou ter o maior prazer em responder/ajudar ;)


5 comentários:

  1. Que legal Ka nossa você deve está se divertindo muito. Amiga te desejo tudo de bom nessa fase nova da sua vida e que DEUS te abençoe sempre e te dê sabedoria nas suas escolhas e que você consiga alcançar seus objetivos. Beijos lindona fique com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca morei em república, mas deve ser uma aventura e tanto.
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Saudades, o tio tb um dia foi morador de uma república qdo era universitário da USP, belos momentos, lindastardes e noites, ao som da jovem guarda, pra vc linda menina bjos, bjos e bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente PARABÉNS pelo blog =)
    Dicas legais e interessantes
    fotos bacanas e nos fazem se inspirar ;)

    segue de volta?
    beijos

    www.estilofidalga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ka, to querendo ir morar em op agora no meio do ano, em república, não tenho apoio da família. Você que está vivendo tudo isso, acha que vale a pena largar tudo pra viver essa aventura? E em relação a emprego? É difícil conseguir? Qual é o custo mensal que vc tem aí?
    Me ajudaria muuuuuuuito se vc respondesse kk de qqr forma, obrigada já!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)

KA COM K
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL