O que comer na fase de ataque da Dieta Dukan?

No último post sobre a Dukan, mostrei pra vocês um resumo da dieta e suas principais características. Como prometido, agora vou apresentar fase a fase, mas lembrando sempre que a leitura do livro é indíspensável para a realização da dieta. (PDF aqui)

A Fase de ataque é a primeira fase da Dukan. Rápida e com resultados bastante eficaz, é com ela que seu organismo cria resistência pra aguentar as outras fases da dieta. Ela é um choque entre a alimentação que você levava e a alimentação só de proteínas puras (PP), que vocês vão ouvir muito falar. O tempo de duração varia de pessoa para pessoa e pode ser calculado sem custos no site da Dieta Dukan.

O Dr Dukan apresenta uma lista com 11 categorias de alimentos permitidos durante o período da fase de ataque. As carnes, peixes e claras podem ser consumidos à vontade e a qualquer hora do dia. Os laticínios podem ser consumidos com limite de 1 litro ao dia. Acho importante ter os alimentos permitidos em estoque, porque assim evitamos de "jacar" ou sair da dieta na hora do desespero. São eles:
  • Carnes magras: durante o preparo, deve-se eliminar as gorduras aparentes e não consumir costela. 
  • Miúdos: Fígado, rim e língua. 
  • Todas as aves, exceto o pato e o ganso. Deve-se tirar a pele no preparo.
  • Todos os peixes
  • Todos os frutos do mar
  • Ovos. Observar seus níveis de colesterol: para pessoas com níveis normais, é permitido o consumo de dois ovos por dia. Já nos casos de níveis mais altos, é recomendado o consumo de até quatro gemas na semana. O uso da clara é livre, já que ela é um dos maiores alimentos proteicos que existe.
  • Laticínios magros com limite de 1litro ao dia. Nessa categoria entram derivados do leite com 0% de gordura, como requeijão, queijo fresco, leite desnatado, leite em pó desnatado e iorgute desnatado. 
  • Uma colher e meia de farelo de aveia obrigatória ao dia
  • Presunto magro e peito de peru, com teor de até 3% de gordura
  • Proteínas vegetais: tofu.
  • Líquidos: no mínimo 2L de água ao dia. Consumir chás, café, e é autorizado refrigerantes zero com até uma caloria por copo
Para realização das receitas é autorizado o uso de adoçante e os seguintes temperos: vinagre, especiarias, ervas, cebola, alho, conservas, sal e mostarda. 

Segue a sugestão de uma lista de compras para a fase de ataque:
Algumas observações:  É necessário fazer 20 minutos de caminhada por dia, e abandonar o uso de elevadores. A fase de ataque apresenta perda de peso rápida e é bastante motivadora. Porém, consumir alimentos que não estão na lista comprometem o desenvolvimento da dieta. Dentro dos alimentos permitidos é possível criar uma série de receitas, que se caracterizam por nem parecer serem de dietas. 

Nos dois primeiros dias da fase de ataque, eu senti dor de cabeça. Foram as únicas vezes que passei mal e fui atrás para descobrir o que era. Pesquisando na internet e nos grupos Dukan no facebook, cheguei a conclusão que se tratava de uma reação do nosso corpo chamada Cetose, em que o organismo transforma a gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos. Não senti tonturas, fraqueza nem qualquer outro sintoma além da cetose. Caso sinta algo ou a dor continue, aconselho procurar um médico. 
Obtive um resultado bem satisfatório da minha fase de ataque. Em três dias, saí do 67,5kg para 65,4kg. Vale lembrar que a fase de ataque é só o começo, e não deve ser feita por vários dias seguidos, pelo baixo teor de vitaminas. Ao término da fase de ataque começa a fase cruzeiro, com perda de peso mais lenta e gradual.

No próximo post da série Dukan, vou postar algumas receitas para a fase de ataque! Qualquer dúvida ou sugestão, só comentar aqui ou no Instagram: dietadakacomk

Pin It

Um comentário:

  1. Adorei as dicas da dieta, tenho que voltar a fazer a minha!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)