Todos contra o câncer de mama #OutubroRosa


Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que tenho um histórico familiar de câncer de mama, e que no início desse ano extrai três nódulos benignos dos seios, um deles descobri através do autoexame, e os outros através do ultrassom. Mas muitas mulheres não tem a mesma sorte que eu, e entram em uma luta contra o câncer. O Outubro Rosa é a campanha de conscientização para alertar a realidade da doença e a importância do diagnóstico precoce. 


Segundo dados do Oncoguia, o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo, com aproximadamente 520 mil mortes ao ano. Só no Brasil, é estimado que sejam diagnosticados mais de 57 mil casos só entre 2014 e 2015.  

O câncer é um crescimento rápido e desordenado de células que se multiplicam muito rápido. No caso da mama, ele normalmente se desenvolve a partir dos 35 anos. Nem todos os nódulos são malignos, e se detectado quando menor de um centímetro, as chances de cura são de até 95%. Mas eles ainda não são palpáveis, por isso é fundamental visitar um médico regularmente. 

Fonte imagem: http://coresverdadeiras.com.br

O movimento Outubro rosa acontece em vários lugares do mundo. Teve início nos EUA, em que no mês de Outubro vários estados tinham ações referentes ao câncer e mamografias, em busca do diagnóstico precoce. A luz rosa trás uma leitura universal, que pode ser feita em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a luz rosa apareceu pela primeira vez no Obelisco do Ibirapuera em 2002.


No último domingo estive no parque do Ibirapuera, e a Avon está promovendo um evento chamado "Giro pela vida". Nele, assistimos um vídeo informativo de 3 minutos sobre o câncer, e depois podemos andar na roda gigante do movimento. Todos os dias também tem mamografia para 50 mulheres. Os exames são realizados no próprio parque, em uma unidade móvel. Vale a pena dar uma passada por lá. O evento vai até o dia 12.


Outubro vai passar, mas a importância e conscientização do câncer devem durar o ano inteiro. Realizar o autoexame é importante, mas visitar o médico regularmente é essencial, principalmente se tem histórico familiar ou anormalidade. Caso você não se enquadre na faixa de risco, informe quem se encontra, ajude a buscar conhecimento, ajuda médica e dê forças a quem passa por algum momento delicado ou familiar. 

O Ka com K apoia o Outubro Rosa. 

Um beijo, e até a próxima!

Pin It

2 comentários:

  1. K, desde que tomei conhecimento dessa campanha eu super apoio !!!
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)