Todos contra o câncer de mama #OutubroRosa


Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que tenho um histórico familiar de câncer de mama, e que no início desse ano extrai três nódulos benignos dos seios, um deles descobri através do autoexame, e os outros através do ultrassom. Mas muitas mulheres não tem a mesma sorte que eu, e entram em uma luta contra o câncer. O Outubro Rosa é a campanha de conscientização para alertar a realidade da doença e a importância do diagnóstico precoce. 


Segundo dados do Oncoguia, o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo, com aproximadamente 520 mil mortes ao ano. Só no Brasil, é estimado que sejam diagnosticados mais de 57 mil casos só entre 2014 e 2015.  

O câncer é um crescimento rápido e desordenado de células que se multiplicam muito rápido. No caso da mama, ele normalmente se desenvolve a partir dos 35 anos. Nem todos os nódulos são malignos, e se detectado quando menor de um centímetro, as chances de cura são de até 95%. Mas eles ainda não são palpáveis, por isso é fundamental visitar um médico regularmente. 

Fonte imagem: http://coresverdadeiras.com.br

O movimento Outubro rosa acontece em vários lugares do mundo. Teve início nos EUA, em que no mês de Outubro vários estados tinham ações referentes ao câncer e mamografias, em busca do diagnóstico precoce. A luz rosa trás uma leitura universal, que pode ser feita em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a luz rosa apareceu pela primeira vez no Obelisco do Ibirapuera em 2002.


No último domingo estive no parque do Ibirapuera, e a Avon está promovendo um evento chamado "Giro pela vida". Nele, assistimos um vídeo informativo de 3 minutos sobre o câncer, e depois podemos andar na roda gigante do movimento. Todos os dias também tem mamografia para 50 mulheres. Os exames são realizados no próprio parque, em uma unidade móvel. Vale a pena dar uma passada por lá. O evento vai até o dia 12.


Outubro vai passar, mas a importância e conscientização do câncer devem durar o ano inteiro. Realizar o autoexame é importante, mas visitar o médico regularmente é essencial, principalmente se tem histórico familiar ou anormalidade. Caso você não se enquadre na faixa de risco, informe quem se encontra, ajude a buscar conhecimento, ajuda médica e dê forças a quem passa por algum momento delicado ou familiar. 

O Ka com K apoia o Outubro Rosa. 

Um beijo, e até a próxima!

2 comentários:

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)

KA COM K
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL