Precisamos falar sobre Os 13 porquês


[Migos, acho que não fiz um post à altura e voltei pra reescrever, ok?]

Eu estou sem ar.

Faz uns 15 minutos que eu terminei a série. Apesar de ser algo que eu tenha contado os dias, por conta de ter amado muito o livro, precisei parar de assistir diversas vezes. A temática é muito pesada, arrisco dizer até mais do que o livro.

Pra quem não conhece a sinopse, vou dar uma resumida: Hannah Backer se suicidou e deixou 13 fitas, que devem passar por 13 pessoas explicando os motivos pelos quais ela se matou, e todos os que receberam as fitas são um dos motivos. Pesado né?

Quando procurei o livro para ler, por recomendação de uma amiga, li de um dia pro outro. Normalmente eu faço mais a linha de gênero "mamão com açúcar", mas me vi envolvida na história da Hannah mais do que qualquer outro livro nos últimos tempos. Então as minhas expectativas eram realmente altas em relação à série. 


A série fez algumas alterações no livro, mas nada que prejudique o enredo. Na minha opinião serviu até para que possamos conhecer melhor cada personagem, e principalmente, todos os problemas sociais envolvidos. A série trata de Bullying, homossexualismo, preconceito, machismo, abuso sexual, objetificação da mulher, exposição, fofoca, mentira, segredos, culpa e suicídio. São temas muito pesados, mas que devem ser discutidos.

Também é uma série que entra bem mais a fundo na vida dos outros personagens, os problemas que eles vivem, seus conflitos e tudo mais. Entramos a fundo não só na vida de Hannah, como também de Clay, Jess, Alex, e quase todos os porquês.

No final dos livros que envolvem temáticas pesadas, como o suicídio, existe algumas formas de procurar ajuda, como telefones, sites, pessoas que se disponibilizam a ajudar aqueles que estão pensando em suicídio ou que precisam de algum tipo de ajuda. Sei que poderia estragar a série, mas achei que faltou algum aviso nesse sentido.


Os 13 porquês não é uma série indicada para quem tem pensamento suicida. Apesar da classificação ser 16 anos, e dos episódios mais pesados conterem um aviso no início, a história é muito pesada, e como eu disse aí em cima, Hannah não sentiu que havia uma saída, e quem tem qualquer tipo de pensamento suicida, transtorno de ansiedade, depressão ou qualquer outra coisa, precisa saber que há uma saída, e que é preciso procurar ajuda. Confesso que precisei parar os episódios várias vezes, por realmente achar eles muito pesados.

Eu acho que o livro e a série apareceram em uma hora muito pertinente. Vivemos em um mundo em que precisamos discutir o machismo, em que a mulher é objetificada, em que a mulher está errada, "ela pediu", "quem mandou beber", e ver as consequências desse tipo de pensamento em uma série para adolescentes, já faz com que eles repensem seus atos: seja no machismo mascarado de brincadeira, na mentira para sair bem, na fofoca alheia, e em outros pequenos atos que podem acabar com a vida de outra pessoa.


Como série, acho que talvez tenha uma segunda temporada. Apesar do enredo do livro ter terminado, a série deixou diversas lacunas abertas, com a maioria dos personagens, e até pistas de que novas histórias surgirão. Mas não deixo de parabenizar a Netflix, a série foi uma adaptação digníssima do livro.

Vou parar por aqui, antes que eu fique o resto da noite falando sobre o livro e a série. Não aprofundei mais porque não quero dar qualquer tipo de spoiler e quero que vocês assistam a série e me contem o que acharam.

Um beijo, e até a próxima!

2 comentários:

  1. Vou começar a assistir a série hoje,terminei o livro no final da semana passada e fiquei impressionada com ele,é um livro e uma série necessária,espero que todo mundo possa ler/ver,enfim,gostei :)
    Beijos ^.^
    littlewonderscrm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste sim Jennyfer! Eu acho que a série conseguiu superar o livro!

      Excluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)

KA COM K
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL