O que você precisa saber antes de morar em uma república?


Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje vai ser sobre um tema diferente. mas que trás muita procura ao blog: morar em república. Passar em uma universidade longe de casa é o primeiro passo da independência, mas não é só de festas que se vive: é preciso conviver com várias dificuldades que aparecerão.

Como vocês sabem, quando passei em Ouro Preto, morei em uma república -que não deu certo-, fui morar sozinha, e agora moro em outra república, e mesmo com as dificuldades, gosto demais de lá. Criei alguns tópicos que achei legais e que valiam a pena saber antes de passar por essa experiência.

Convivência
Ao mudar pra uma república, você vai morar com várias pessoas diferentes. Cada um vem de uma casa, uma criação completamente diferente. É essa riqueza de culturas que forma uma república. Isso significa que você precisa aprender a conviver com o outro. Vai ter gente mimada, gente que dá valor e luta pra estar ali, gente que só quer festa, gente que trabalha e estuda, e vários outros extremos. Por isso, é um local em que tudo deve ser conversado, e de acordo. Convivência é tudo, pois esse lugar vai ser a sua nova casa. E não se sentir bem em casa não dá né?

Respeito
Não há relacionamento que resista sem respeito. Isso também funciona dentro de casa. Não acho que sair xingando alguém seja solução pra uma discussão. A maioria das vezes que vi uma discussão foi por causa de invasão de privacidade. A moradora 1 queria que a moradora 2 saísse mais, ou a moradora 3 deu opinião onde não foi chamada na vida da outra. Tome muito cuidado com fofocas, e saiba o limite de quem mora com você. Dê opinião apenas quando for chamada ou em coisas que sejam da casa, ou seja, que você também é dona.

Estudos
Finalmente liberdade! Longe de casa, sem ninguém pra cobrar o que você deve fazer, agora é a hora de ser responsável. Se você não estudar, vai reprovar, e a única pessoa que vai sofrer as consequências é você. É tentador não ter ninguém pra te cobrar e várias festas pra ir, séries pra assistir, passeios pra fazer... Mas não se esqueça do que te levou até ali, e não se deixe influenciar pelos outros.

Limpeza
Pois é. Até eu sair de casa, nunca tinha lavado um banheiro na vida. Então me mudei, e lá foi eu dar um "Google" em como lavar um banheiro. É cômico, se não fosse triste. Mas esse foi só o primeiro dos aprendizados que eu tive. Ninguém quer uma casa suja. Onde eu moro as tarefas da área coletiva são divididas entre todas e cada uma cuida do seu quarto, ou reveza com quem divide quarto. Particularmente, acho que se puderem pagar uma diarista seria o ideal. Do contrário, as tarefas devem ser divididas, alternadas entre as moradoras e ter prazo para serem realizadas.

Cozinha
Advinha quem nunca tinha cozinhado na vida nada além de miojo? No começo,não senti dificuldade pois almoçava e jantava no Ru (Restaurante Universitário). A dificuldade veio quando teve greve e o RU ficou fechado. Aí ou aprendia a cozinhar ou comprava comida pronta. Como nessa época eu morava sozinha, comprava uma marmita e dava pro almoço e jantar. Hoje já sei fazer algumas coisas, mas não dá pra viver só de miojo. Muitas vezes em uma república é um fogão pra várias pessoas, e nem sempre dá pra usar várias bocas.


Alimentação
Miojo, macarrão, hamburger, batata frita, refrigerante, docinhos, pizza e tudo que é delivery. Essa é a primeira opção de alimentação quando não se tem RU. No começo é uma maravilha. Depois começa a sentir falta de uma comida saudável, e sua saúde e peso sentem. Faça de tudo pra não tirar os alimentos saudáveis da sua alimentação. A preguiça é grande, mas o prejuízo na saúde é maior ainda.


Companheirismo
O mais legal de morar em um lugar com pessoas que você gosta é o companheirismo. Assim como uma segunda família, vocês passaram por situações muito boas, que você vai lembrar pra sempre com carinho, e também situações difíceis,em que você descobre quem está mesmo do seu lado. 

Tem sempre uma república pra você
Não é porque a primeira não deu certo que você não vai se encaixar em nenhuma. Uma república é uma mistura de personalidades diferentes, mas ao mesmo tempo, ela tem uma identidade. E nem sempre é a mesma que a sua. Mas no meio de tantos lugares, com certeza, vai ter alguma que você se encaixe e possa chamar de "Segunda Família".

Ainda tem várias outras coisas que quero falar sobre esse assunto,então vou deixar pra outros posts. E você? Tem alguma dúvida que gostaria que eu tirasse? Deixa aqui nos comentários que eu respondo! :)


3 comentários:

  1. Sempre quis morar em uma república mas para evitar muitos desses problemas, morar com amigos. Passei um mês morando na mesma casa que dois amigos por conta do intercâmbio então já tenho uma base de como seria :))
    Ótimo post, beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar com amigos também pode ser uma surpresa e tanto! Mas é uma experiência muito boa, faz crescermos muito! Beijos!

      Excluir
  2. Dever se bem divertido morar com mais pessoas, mas como moro sozinha já faz algum tempo, acho que seria mais difícil me adaptar as manias de outras pessoas. Adorei o post!

    Beijos, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)

KA COM K
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL