Dicas para melhorar seu blog


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu estou aqui com mais um quadro novo no blog, o Dicas para Blogs. Notei que a maioria das pessoas que segue o Ka com K também são blogueiros e para agradecer resolvi criar esse quadro com dicas para melhorar nossos cantinhos. Depois que a gente vive um certo tempo na era de blog, aprendemos muita coisa. Eu não sou uma blogueira grande, mas me considero uma blogueira velha de guerra. Esse ano o blog faz 5 anos, e nessa caminhada aprendi algumas dicas valiosas para ajudar no crescimento do blog, 

1) Esqueça a ideia de fama
Quando você cria um blog, tem aquela ilusão de que vai ficar famoso e conhecido apenas pelo seu conteúdo. Conheço muita gente que só criou um blog pela ideia de ganhar presente de empresas. O primeiro passo para que o blog dê certo é esquecer essa ideia. Escreva sobre o que você gosta e divulgue entre seus amigos, na sua rede social e nas redes do blog. Escreva por amor e você se sentirá muito feliz e satisfeito com seu trabalho, o que vai fazer com que os posts sejam cada vez melhores e atraiam mais leitores, e quem sabe um dia você não vira um super blogger!

Fonte: Tumblr
2) Interaja
Há diversos grupos do facebook destinados à divulgação de blogs. Garanto que 80% das pessoas estão lá com o mesmo propósito: ganhar seguidores. Dessa galera, a grande maioria apenas solta os links no grupo e nunca mais volta lá. Se todos fizessem isso, ninguém receberia uma visita. Tire um tempo e comente as publicações dos grupos, visite os blogs que divulgam nos mesmos grupos que você. Comente o que achou das publicações e deixe o seu link. Você sabia que quanto mais interagir em um grupo, mais pessoas verão suas publicações depois? Apareça para ser notado e não deixe de reconhecer como o trabalho do colega pode ser legal também, e é bem legal ver como podemos crescer juntos.

3) Tenha um blog legal
Provavelmente você já foi em um blog que tocava música assim que entrava, tinha glitters caindo e era tanta informação que você não sabia pra onde olhar. A ideia de um blog legal pode variar de pessoa para pessoa, mas procurar um layout novo (nem que seja grátis), pode ser um começo para deixar seu blog com uma cara melhor. 

4)Conteúdo
Quando eu criei o blog queria falar sobre maquiagem. Mas como falar sobre maquiagem se eu não me considero realmente boa? Existem diversos blogs sobre os mais variados assuntos. Tem blog literário, de moda, maquiagem, beleza, viagem, intercâmbio, trabalho voluntário, política.. Encontre sobre o que você mais gosta de falar e foque nisso. Não adianta falar sobre algo que você não gosta, o conteúdo provavelmente ficará fraco e não atrairá o leitor de forma positiva. 


5) Tenha um canal no Youtube
Vou confessar que acho o leitor do blog diferente do leitor do Youtube. Mas é inegável o quanto o Youtube facilita na divulgação do blog. Lá, é só pesquisar um termo que surgem diversos canais, e no blog, a divulgação é bem mais difícil, e depende um pouco do google. Eu ainda não criei coragem para continuar meu canal, mas é algo que eu gostaria muito. Se você acha que poderia abordar o conteúdo do seu blog também em um canal, vá em frente que com certeza ajudará no crescimento do seu blog!

6) Conte para seus amigos e parentes
Pra mim, a parte mais difícil do blog foi contar para as pessoas ao meu redor. Quando criei, a maioria achava que blog era coisa de adolescente, e eu sentia muito mal quando alguém próximo a mim fazia uma crítica (ou brincadeira de mau gosto) sobre o blog. Depois de muito tempo, alguns outros amigos descobriram e me dão força, e desde então, eu tenho ignorado aqueles que me criticavam. Não tem coisa que me deixa mais contente do que quando eu sei que um amigo meu lê sobre o que eu escrevo, então ignore as críticas, e divulgue seu blog entre as pessoas ao seu redor. 

7) Tenha uma frequência de posts
Se você postar hoje e depois só postar daqui um mês, fica difícil o leitor gravar seu blog. Ele se torna fiel quando entra no blog várias vezes, quando o site fica guardado no cachê, quando ele tem um motivo para voltar. Dê um motivo para o seu leitor voltar ao blog. Se vários dias se passarem sem post, o leitor acha que não vai ter mais e acaba "abandonando" seu blog da lista dele.

Fonte: Pinterest
8)Mantenha as redes sociais do blog ativas
Esse item é uma junção do item 2 com o 7. Interaja com seus leitores pelas redes sociais que você disponibiliza para o blog, seja instagram, twitter, page do facebook, snapchat.. Tenha sempre conteúdo, perceba quando o seu público está online, e informe a eles sobre algum post novo ou novidade relacionado ao blog, e tente manter uma frequência.

9) Nunca faça troca de inscritos
Parece tentador não é? Mas vai por mim, troca de inscritos só te dão números e dor de cabeça. Você pode se inscrever em 50 blogs e receber de volta, mas desses 50, 10 param de te seguir e 39 nem lembram que são inscritos no seu blog e nunca mais voltam. Você cria seguidores fantasmas, e que podem te atrapalhar muito se você quiser que um dia seu blog seja profissional, por exemplo. Prefira ter 10 seguidores ativos do que 1000 seguidores fantasmas.

Nos próximos posts vou procurar opções de layout gratuito para vocês. Então fiquem de olho aqui no blog! Espero que tenham gostado! Um super beijo e até a próxima! :)

4 comentários:

  1. Gostei das dicas!
    Acho essa questão de pessoas que querem apenas ganhar seguidores, que seguem a pessoa e depois param se seguir muito ruim.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho Aline! Muito chato né? Espero ter ajudado! Um super beijo! <3

      Excluir

Oi, tudo bem? Espero que você tenha gostado da postagem. Poxa, você chegou até aqui, que tal deixar um comentário com a sua opinião? Mas seja sempre positivo, comentários ofensivos serão apagados ok?
Se tiver um blog, deixa o link que eu visito de volta :)

Ah, e volte sempre hein?

Ps: se possível deixe seu link assim: Ka com K =)

KA COM K
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL